quarta-feira, 25 de maio de 2011

10 Perguntas para os que NÃO Acreditam na Trindade (Prof. Azenilto G. Brito )



1. Se Jesus era menor do que Deus, como pode também ser “o mesmo ontem, hoje e para sempre” (Heb. 13:8)?

2. Já que o Senhor não dará a Sua glória a nenhum outro ser (Isaías 42:8; 48:11) como pôde o Senhor Jesus pedir ao Pai: “Glorifica-Me contigo mesmo com a glória que Eu tive junto de Ti, antes que houvesse mundo” (João 17:5). E como pôde Pedro atribuir-lhe glória, que só deveria ser atribuída a Deus (2 Pedro 3:8)?

3. Jeová Se refere a Si mesmo como tendo sido traspassado (Zacarias 12:1 e 10), mas como em Apocalipse 1:7 todos verão a Cristo como Aquele que foi traspassado?

4. Como podem tanto Jesus como Jeová revelar-Se com a mesma designação, “Eu sou” (Êxodo 3:14; João 8:58; 18:5, 6 e 8)?

5. Jeová é o primeiro e o último (Isaías 41:5; 55:6; 48:12), mas o mesmo qualificativo é atribuído a Jesus: Apocalipse. 1:11-17; 2:8; 22:13. Como pode haver dois primeiros e dois últimos?

6. Como explicam que Isaías 6:1:1-10 apresenta a visão do profeta que claramente se refere a Jeová, sentado no Seu alto e sublime trono, mas João 12:36-41 aplica a passagem a Jesus e Paulo informa que quem disse aquelas palavras a Isaías foi o Espírito Santo (Atos 28:25-27)?

7. Pode Jesus ser adorado não sendo Deus (Mateus 2:2, 8, 11; 14:33; 15:25; 20:20; 28:9, 17; Marcos 5:6; Lucas 24:52; João 9:38) quando Deus mesmo manda os anjos adorá-lo: Hebreus 1:6?

8. Se Jesus Cristo não é Deus, por que não corrigiu Tomé quando este a Ele se referiu dizendo: “Meu Senhor e meu Deus”(João 20:28)?

9. Como explicar que Cristo foi ressuscitado pelo Pai (Atos 10:40; 13:30), por Seu próprio poder (João 10: 17, 18) e pelo Espírito Santo (Romanos 8:11)?

10. Se o Espírito Santo não é uma divina pessoa, por que Se dirige a Si mesmo com um pronome pessoal: Atos 13:2, 4?


Prof. Azenilto G. Brito
Ministério Sola Scriptura
Bessemer, Ala., EUA

4 comentários:

  1. Boa Tarde

    Eis as respostas às suas perguntas. A intensão não é debater, mas sim mostrar que estas perguntas não representam desafio algum para quem não acredtia na trindade, pois elas não são contradições.

    Abraço

    1. Resposta

    Ser "o mesmo ontem, hoje e sempre" indica estabilidade e não posição, ou data de nascimento, se é o que a pergunta sugere.

    2. Resposta

    "Glória" não é uma coisa exclusiva de Deus (Lu 9:31). Existem tipos (ou níveis) de glória diferentes (1Co 15:39, 40). Certamente existe um tipo de glória que só cabe a Jeová, e este é a esta gória que o texto se refere.

    Para muitos que não acreditam na trindade, como as Testemunhas de Jeová, Jesus teve sempre uma posição muito privilegiada. Estar próximo de Deus é uma glória, não é mesmo? Qualquer de seus anjos poderiam ter dito a mesma frase, caso estivessem no lugar de Jesus (30 e poucos anos vivendo como mero humano).

    O texto de Isaías não diz que Jesus teve a gória que somente cabe a Jeová, mas que ele teve glória junto a ele.

    Obs: Este texto de 2 Pedro 3:8 deve ter sido colocado por engano, pois não faz sentido no argumento. Obs2: Jesus estava orando. Pq se ele é o todo poderoso? E pq ele cita o Pai, mas não o ES? Se tivesse dito me glorifica com a glória que tive junto a ti e o ES, eu não estaria defenendo o unitarismo.

    3. Resposta

    Não é incomum pais dizerem "minha vida acabou" quando um filho morre. Todos entendem o que isto quer dizer. Quando aguém desrespeita aqueles que são designados por Deus, quem está sendo desrespeitado, o representante ou o representado (Deus)?

    Leia Atos 9:1-5. Veja que Saulo persegue os discípulos, e na sequência Jesus diz "Por que ME persegues?" e "eu sou Jesus a quem tu persegues". Indica isto que Jesus é os seus discípulos?

    Além disto, o versículo 12 em algumas bíblias está "olharão para mim", ao passo que outras estão "para aquele". Compare aqui. Esta diferente ocorre pois as duas traduções estão gramaticalmente corretas, ao passo que apenas a segunda está contextualmente correta.

    4. Resposta

    Jesus não se revela como "eu sou" (ego-eimi). Esta expressão é usada diversas vezes por vários personagens bíblicos e nunca ninguém conclue que está se "revelando como Eu Sou".

    Imagine que em Exodo 3:14 (onde teoricamente Jeová se "revela" como "eu sou"), Jeová tivesse se revelado como João. Agora imagine a frase "Antes de Abraão ter existido, João!". Faz sentido? Claro que não.

    ResponderExcluir
  2. Continuação...

    5. Resposta

    É ingenuidade tentar provar que Jesus é o Deus porque ele compartilha alguns títulos com seu Pai. Pois usando do mesmo raciocínio concluiríamos que Nabucodonosor era Jesus Cristo, porque ambos foram chamados de “rei dos reis” (Dan. 2:37; Rev. 17:14); e de que os discípulos de Jesus eram na verdade Jesus Cristo, porque tanto os discípulos como ele foram chamados “a luz do mundo” e Apóstolo. (Mat. 5:14; João 8:12; Heb 3:1)


    6. Resposta

    De acordo com a doutrina da trindade, Jesus não é o Pai e nem o ES. O ES não é Jesus e nem o Pai. Tampouco o Pai é o Filho ou o ES. Isto porque de acordo com a doutrina, são três pessoas diferentes mas um só Deus. Portanto, estes textos são problemáticos para a doutrina da trindade, pois os mesmos contradizem o raciocínio que "um não é o outro".

    Por isto, resolvam esta problemática trinitária antes de apontar para uma suposta probemática "unitária" - Mat 7:3,4.

    Pergunta: Moisés é Deus? (aplique o mesmo raciocínio utilizado pelo autor da pergunta aos textos Marcos 7:10; Mateus 15:4)


    7. Resposta

    A palavra vertida por 'adorar' é proskinéo (grego) e a mesma pode ser vertida por "prestar homenagem". Para saber qual o uso correto, depende do contexto e da interpretação do tradutor. A mesma palavra é aplicada nos seguintes versículos (septuaginta)

    Abraão adora a Jeová - Gen 22:5 Abraão para homens que fazia negócio - Gen 23:7 Natã para Davi - 1Reis 1:23 Nabucodonosor para Daniel - Da 2:26

    ResponderExcluir
  3. Continuação....

    8.Resposta

    Muita controvérsia existe em torno deste texto.
    Alguns, defendem que Tomé não estaria se dirigindo a Jesus quando falou, devido ao uso de Kirios (senhor) em vez de Kyrie (senhor ao se digrigir ao senhor a quem se fala).

    Também que seria uma expressão de surpresa do tipo "oh meu deus!", ou "virgem maria!"

    Outros argumentam que Tomé estava dizendo algo do tipo "Agora acredito em Deus", depois de ter visto o ressucitado Jesus

    Ainda outros dizem que ao usar a palavra theós (Deus) Jesus significa chamar ele de Poderoso.

    Opções para "fugir" da conclusão trinitária não faltam. Tomé pode até mesmo ter chamado Jesus, o que não existe problema nenhum, pois a palavra Deus (elohim e theós) são aplicadas a homens e anjos também, inclusive Satanás.

    Ex 7:1 - Moisés Sal 82:1, 6 - Homens 1 Cor 4:4 - Satanás

    O fato é que Jesus sem dúvida pode legitimamente ser chamado de Deus (Is 9:6). Ele com certeza merece e é sim muito poderoso, pois recebeu este poder da parte do Pai.

    Por isto, respondendo a pergunta, por que Jesus não corrigiu Tomé?

    Simples. Ao dizer "meu Deus" Tomé certamente não quis dizer que Jesus é o Deus todo poderoso. Como saber disto?

    Ora, o próprio João não concluir das palavras de Tomé que Jesus é o Deus todo poderoso. Não esqueça que ele testemunhou o evento com Tomé. E veja o que ele concluiu (João 20:30, 31):

    De certo, Jesus efetuou muitos outros sinais, também diante dos discípulos, os quais não estão escritos neste rolo.+ 31 Mas, estes foram escritos+ para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que, por crerdes,+ tenhais vida por meio do seu nome.

    Além disto, ele mesmo registrou que Jesus tem um Deus e ADORA um Deus, portanto ele não é O Deus Todo Poderoso - Jo 4:22; 20:17


    9. Resposta

    João 10 fala que Jesus tem AUTORIDADE para RECEBER de novo sua vida. E continua "O mandamento (OU A AUTORIDADE PARA RECEBER A VIDA) a respeito disso recebi de meu Pai.". Portanto não é Jesus que se ressucita a si mesmo.

    Quanto ao espírito ressucitar, este é a força de Deus. Você pode não concordar com isto, mas isto não é uma contradição para quem entende desta maneira.

    Além disto, quando se fala em espírito, ou face, ou braço de Jeová, está falando do próprio Jeová.

    Veja o seguinte texto. Será que o Esprírito de Jezabel é uma outra pessoa ou é a própria Jesabel?

    "Por que está triste o teu espírito e não comes pão?" - 1 Reis 21:5


    10. Resposta

    O espírito qual força da parte de Jeová é o meio pelo qual ele realiza seus propósitos. Esta força direciona, inspira e ensina.

    Quanto a "falar", "entristecer", "ensinar" não prova nada quanto a ser alguém e não algo. Este recurso de linguagem se chama prosopopéia (personificação) e é utilizado largamente nas escrituras.

    Pergunte-se:

    O sange de Abel é uma pessoa? - Heb 12:24; Gên 4:10 O pecado é uma pessoa? - Gen 4:7 Os céus são pessoas? A expansão é uma pessoa? - Sal 19:1 A unção é uma pessoa? - 1 João 2:27

    ResponderExcluir
  4. Totalmente correto as questões do sr professor Azenilton . A doutrina da Trindade é a que mais se harmoniza com a palavra de Deus. A luz do hebraico e grego não há como fugir do que homens e mulheres de Deus acreditaram. As tjs fazem um malabarismo teológico, mas não conseguem ir contra a verdade. Parabéns ao professor Azenilton Brito que é um adventista do sétimo dia.

    ResponderExcluir