segunda-feira, 23 de maio de 2011

Viver A Santidade (Ben Maxson)



Surpreenderam-me as palavras: "Sede santos, porque Eu sou santo" (1 Pedro 1:16). Eu tinha lido essa passagem muitas vezes antes. Francamente, eu costumo passou correndo essas palavras, não querer enfrentá-los. Ser santo não era um assunto que eu queria enfrentar novamente. Eu já havia tentado a viver uma vida santa. Eu lutava para encontrar a vitória sobre o pecado, apenas para falhar repetidamente. No entanto, agora quando leio as palavras que eu não podia passar por eles.

Eu lutei contra a condenação por vários meses. Gostaria de ler outras passagens, refletir sobre outros conceitos bíblicos, mas a convicção de que eu precisava, continuou a estudar o conceito de santidade. Finalmente, fui para o meu computador Bíblia e criou uma lista de todas as passagens lidar com o tema da santidade.Comecei a estudar cada verso, comparando-a com outras passagens. Então cheguei à Levítico 20:7, 8. De repente, o tema da santidade tomou uma dimensão nova dinâmica. "Santificai-vos e sede santos, porque Eu sou o Senhor vosso Deus.Manter os meus decretos e segui-los. Eu sou o Senhor, que vos santifica. "

Esta foi uma boa notícia! Santidade não é algo que tem que produzir. Em vez disso, é uma promessa de que Deus fará em minha vida como eu ando com ele.

Esta nova compreensão criou um intenso interesse em mim a mergulhar em estudar o tema. Mais do que isso, uma vida santa se tornou uma aventura sagrada, explorando o que Deus tinha para oferecer.


Chamado de Deus para a Santidade
A Bíblia é clara: Deus quer que sejamos santos. Ele nos chama à santidade. Nós primeiro encontramos este apelo em Êxodo, onde Deus diz que Israel está a ser uma "nação santa" (Ex. 19:6), e seu "povo santo" (Ex. 22:31). O foco principal do livro de Levítico é a santidade. Lá encontramos o chamado a consagrar-nos para sermos santos e com base na santidade de Deus (Levítico 11:44, 45). Em Levítico 20:07, 8 Deus conecta a chamada à santidade com obediência. Com o versículo 26 Deus declara que Ele nos diferencia as nações ao redor de nós.

O chamamento à santidade torna-se ainda mais poderoso em Hebreus 12:14: "Faça todo esforço. . . para ser santo, sem santidade ninguém verá o Senhor "Segunda Epístola de Pedro 3:11, 12 apresenta a segunda vinda de Jesus Cristo como a motivação para viver uma vida santa..

Não há dúvida: a santidade é necessário. Deus quer que sejamos santos. Deus nos chama à santidade. Mas o que isso significa? Como podemos alcançar a santidade? Como podemos evitar os extremos do legalismo ou a aceitação tolerante de nossos pecados?

Explorando Santidade
Santo. A própria palavra nos desafia. Às vezes, podemos inferir que significa que temos que ser perfeitos. Nós concluímos que a tarefa é tornar-se pecado. Tentamos chegar a essa condição. Quando falhamos, damos em desânimo.

A palavra "santo" vem de dois conceitos básicos bíblicos. Os significados de raiz no hebraico e grego línguas significar alguma coisa, em algum lugar, ou alguém que é sagrado, consagrado, separado, ou dedicado a Deus. Inclui também a obediência à lei de Deus e / ou em pé irrepreensíveis perante Ele (1 Tes. 5:23).

Só Deus é intrinsecamente santa (Ap 15:4). Deus eo pecado não podem coexistir.Nós fomos criados à imagem de Deus sem pecado. Deus destinou-nos a permanecer separado do pecado. Era seu desejo que nunca devemos experimentar o pecado. O pecado de Adão e Eva prejudicaram a relação entre Deus ea humanidade, e se colocou no caminho desse relacionamento. Quando já não podia manter um relacionamento com Ele por causa do pecado, Ele tomou a iniciativa. Ele forneceu o plano de redenção, a fim de resolver o problema do pecado. Na pessoa de Jesus Cristo, o relacionamento seja restaurado.

Num sentido muito real, a expressão "Sede santos, porque Eu, o Senhor, teu Deus, sou santo" (Levítico 19:2) é um comando de habilitação. Deus está dizendo isso porque nós estamos em relação com Ele e porque Ele é santo, somos santos.Nossa condição de ser santo não é determinada pelo nosso desempenho, mas por seu ato divino. "Mas você era. . . santificados. . . em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus "(1 Cor. 6:11). O verbo é santificar. O substantivo é santo. E o adjetivo é santo. Santidade é o resultado da ação de Deus na criação nos separar.

Há duas dimensões para a santidade, ser e fazer. Quando aceitamos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, Ele santifica, ou faz de nós, santa. Somos santos por causa do que Cristo fez por nos colocar para além de seu propósito divino. Ele habita em nós (Mt 28:18-20; Ef 3:16-19.), E sua presença nos faz santos assim como o chão, sarça ardente de Moisés era santo por causa da Sua presença (Êxodo 3). Santo fazendo é simplesmente viver em nossas vidas a realidade de ser santo em Cristo.

O ponto mais importante que devemos lembrar sobre a santidade é a sua fonte.Deus, e somente Deus, pode produzir uma vida santa. Moisés apresentou o sábado como um sinal de que Deus é aquele que nos faz santos (Ex. 31:13). Deus novamente esclareceu que Ele é aquele que produz em nós a santidade (Levítico 20:7, 8).


Jesus-O Coração da Santidade
Nós só precisamos olhar para Jesus, se queremos entender a santidade. Ele está no coração de santidade em pelo menos três maneiras.

Primeiro, Jesus encarnado e mostrou a santidade em sua vida na terra. Havia três principais fatores em sua vida revelando a santidade: (1) Jesus tinha um coração para Deus. Seu desejo era ser totalmente obediente ao Pai (João 14:31). Ele era totalmente dependente de Deus para a Sua força diariamente, e Ele buscou revelar Deus para aqueles ao seu redor (v. 9). (2) Jesus tinha um coração para a santidade.O pecado tinha nenhum poder sobre sua vida (vers. 30). Ele viveu dedicado aos princípios da piedade. Durante sua vida ele procurou manter a união íntima com Deus. (3) Jesus também tinha um coração para os outros. Ele veio para dar Sua vida pelos pecadores (Jo 10,15-17; 15:13-15). Sua vida e morte revelou sua dedicação para salvar os pecadores e servir. santidade de Cristo foi manifestado na maneira como ele lidou com as pessoas.

Em segundo lugar, não há santidade para nós hoje sem Cristo. Nós não podemos viver uma vida santa em nossa própria força, antes ou depois da experiência da salvação. Somente através de uma caminhada diária e íntima ligação com Cristo encontramos a santidade. O pensamento é bom, procuro viver como Jesus.Pergunte a si mesmo a pergunta "O que Jesus faria?" Então faça isso. Há apenas um problema. Santidade não é imitação de procurar fazer o que Jesus fez.Santidade é participação na própria vida e caráter de Jesus.

Em terceiro lugar, Ele nos dá um coração cheio de santas Sua presença. Em Ezequiel 36:25-27 Deus prometeu para nos purificar, nos dê um novo coração de carne, e colocar o Seu Espírito dentro de nós. O resultado produz uma vida de obediência (cf. v. 27). Quando Cristo prometeu o Espírito Santo como um outro Consolador (João 14:16-20), ele afirmou que "naquele dia você vai perceber que estou em meu Pai, estás em mim e eu em ti" (verso 20 ). Observe a promessa de que a vinda do Espírito Santo, significaria que Cristo seria em nós.

O apóstolo Paulo deixou isso mais claro ainda em Efésios 3:16-19:

"Rezo para que fora de suas gloriosas riquezas que ele pode fortalecê-lo com poder pelo seu Espírito em seu ser interior, para que Cristo habite em seu coração através da fé. E eu rezo para que você, estando arraigados e fundados em amor, pode ter poder, juntamente com todos os santos, compreender a largura eo comprimento, ea altura, ea profundidade é o amor de Cristo, e sei que esse amor que ultrapassa todo o conhecimento que você pode ser preenchido com a medida de toda a plenitude de Deus ".

Eu acredito que o maior desafio para uma vida santa não é o mundo que nos rodeia, a natureza pecaminosa dentro de nós, ou mesmo as tentações de Satanás ativo.Em vez disso, o maior desafio até hoje a santidade é a nossa incapacidade de aceitar a realidade de quem somos em Cristo. Quando aceitamos a Cristo, somos nova criatura (2 Coríntios 5:17).. Cristo habita em nós, e nós somos santos. Isso nos dá o status, o ponto de partida, eo poder começar a viver uma nova vida nEle.

É importante que saibamos reconhecer quem eo que somos em Cristo. Nós somos o Seu! Nós somos santos! E isso muda tudo na vida como nós aprendemos a viver a nossa nova identidade.


Lidar com o Pecado
* João veio para o seminário de um homem sobrecarregado. Como muitos de nós, ele queria algo mais, mas não sabia por onde começar. Ele encontrou-se dependentes de hábitos pecaminosos e incapaz de se libertar. Ele sabia que ele deveria abandonar o seu pecado e viver uma vida diferente, mas a realidade de sua luta aleijado sua jornada diária e ameaçou aliená-lo completamente de Deus. Ele já havia tentado várias vezes para confessar o seu pecado, e abandoná-lo. Mas cada vez que o problema voltou, e geralmente com um forte espera. O que ele poderia fazer?

luta de João não é nem incomum, nem anormal. A maioria dos cristãos são capazes de identificar e simpatizar com ele. No entanto, a Escritura tem uma boa notícia para nós.

Os primeiros 11 versos de Romanos 6 declarar claramente que, quando estamos em Cristo, morremos para o pecado. (Veja especialmente os versículos 2, 7 e 11). Versículo 14 proclama: "Porque o pecado não será o seu senhor, porque não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça." Versículo 18 declara que "foram libertados do pecado e se tornaram escravos da justiça ".

Isso é quase mais do que aquilo que podemos acreditar. No entanto, é claro. O poder de controle do pecado foi quebrado. O mal pode nos intimidar. Satanás pode nos tentar. O diabo pode nos enganar, mas ele não tem mais controle. Há um novo mestre-um novo Senhor em nossas vidas. Nós não podemos senti-lo, mas enquanto estamos em Cristo, essa é a nossa nova realidade.

Aceitar essa liberdade do poder de controle do pecado pela fé é o primeiro passo para lidar com o nosso pecado. Viver a santidade não é a liberdade da tentação, ou mesmo a liberdade de uma queda no pecado. Viver a santidade é a liberdade de poder de controle do pecado. Todavia, o pecado continuará a tentar ou chamar-nos.Nossas lembranças do passado e os hábitos de nos influenciar, e esperar por um momento de fraqueza para a viagem até nós.

Este é um assunto sobre o qual o apóstolo Paulo nos dá um conselho muito prático.Nós não podemos continuar a tratar o pecado casualmente (Rm 6:1-3). Nós já não são "escravos do pecado" (v. 6). O próximo elemento crucial para lidar com o pecado é escolher a quem ou o que irá servir.

"Portanto, não deixe o pecado reinar em vosso corpo mortal, para que obedeçais às suas paixões. Não oferecer as partes de seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade, mas oferecei-vos a Deus, como aqueles que foram trazidos da morte para a vida, e oferecer as partes do seu corpo para ele, como instrumentos de justiça "(versos 12, 13, ver também o versículo 19).

Por causa de Cristo temos a liberdade de escolher quem ou o que vai reinar em nossas vidas. Nós temos uma escolha sobre o que ou quem vai servir os nossos corpos. Nossos corpos podem ser "instrumentos de iniqüidade" ou "instrumentos de justiça." A escolha é nossa. É tempo que nós declaramos a nossa liberdade em Cristo a liberdade para viver uma nova vida de obediência e serviço a Ele como Senhor.

Temos também de lidar diretamente com o pecado em nossas vidas. Paulo nos diz "para adiar a sua própria idade, que se corrompe por desejos enganosos" (Efésios 4:22). Como fazemos isso? Ao assumir o nosso pecado na cruz. Há um processo simples nome que, confesso, reivindicá-la e substituí-lo.

Em outras palavras, adiamos nosso pecado, reconhecendo que é pecado, nomeando-o como pecado. Muitas vezes estamos demasiado casual na forma como lidamos com o nosso pecado. Nós desculpamos-lo ou chamá-lo de outra coisa. O primeiro passo para o arrependimento é um claro reconhecimento de nosso pecado. Então nós devemos confessá-lo. Traga-o a Deus em reconhecimento claro de que é o pecado contra Ele, e pedir perdão. Quando tivermos feito isso, podemos afirmar perdão e purificação (1 Jo 1:9). Finalmente, precisamos substituir o pecado com justiça.


Viver Santidade
Em Cristo somos agora livres para viver uma nova vida. O segredo da santidade de vida não é encontrado na luta contra o pecado, ou até mesmo em colocar o pecado fora, como acabamos de discutir, é encontrada no desenvolvimento de um novo foco de nossas vidas. Mais uma vez, Paulo ajuda-nos para fora. Ele chama-nos a oferecer-nos a Deus, e oferecer nossos corpos a Ele como "instrumentos de justiça" (Rm 6:13). Ele nos convida a colocar toda a armadura de Deus (Ef 6:11-18). Ele desafia-nos a colocar em nosso "novo eu" (Ef 4:24; Col. 3:10).

Paulo também nos exorta a "viver pelo Espírito e jamais satisfareis os desejos da carne" (Gl 5:16). Que promessa incrível! Ele contrasta claramente os factos da natureza pecaminosa com o fruto do Espírito (versículos 19-23). Tudo se resume a uma escolha de quem vai ser o Senhor de nossas vidas a cada dia. Se optar por continuar como sempre, o resultado é uma vida de pecado e perversão. Se optar por ceder a Deus, o fruto é uma vida transformada.


Como eu faço Santidade ao vivo?
Vamos fazer esta prática. Como podemos viver a nossa santidade? Deus quer que façamos escolhas para andar com ele no cotidiano de nossas vidas. Ele quer que obedecer porque nós escolhemos a ceder à Aquele que nos amou com um amor eterno. Lembre-se, Ele prometeu dar-nos um coração novo e colocar o Seu Espírito em nós (Ez 36:26, 27). Ele vai produzir a vida de obediência quando decidimos andar com ele.

Aqui estão alguns passos práticos para ajudar-nos:

1. Concentre-se em Jesus em primeiro lugar. Cada dia demorar alguns minutos para se concentrar na sua vida e ministério quando Ele estava na terra, e agora que Ele ministra para nós como nosso Sumo Sacerdote no céu (Cl 3:1, 2; Hb 12:2, 3.). Ao focalizar as nossas mentes em Cristo, no início de cada dia, colocamos todo o dia no contexto da Sua presença. Tudo o resto que fazemos pode ser feito na consciência de suas promessas para estar conosco, e para fornecer todas as nossas necessidades.

2. Reivindicar a realidade de sua salvação e vida eterna em Cristo (1 João 5:11-13).Este é o ponto de início da vida cristã. Somente na certeza de nossa salvação é que podemos enfrentar os desafios de cada dia. Sabendo que estamos bem com Deus nos ajuda a ser conscientemente dependentes Dele para cada respiração e agir ao longo do dia. Cabe a nós escolher a acreditar que esta é a nossa nova realidade em Cristo.

3. Confesse os seus pecados. Podemos não ser capazes de evitar a tentação, mas podemos reconhecê-lo pelo que ele é, o pecado. Quanto mais cedo reconhecer algo como pecado e escolham a lidar com isso biblicamente, o que é mais fácil de resolver. Quer a nível da tentação, ou depois de uma queda, o processo ainda é o mesmo. Reconhecemos ou nomeá-lo como pecado. Confessamos a Deus como pecado. Nós aceitamos o perdão de Deus. Então nós avançamos com uma escolha para viver a nova vida em Cristo (Hebreus 12:1; Col. 3:05; Gl 2:20)..

4. Ceder o controle de sua vida a Deus como Mestre e Senhor (Rm 6:13, 19). Ou Jesus é o Senhor de todos, ou Ele não é o Senhor em tudo! O segredo da vida cristã diária é encontrado na entrega constante à vontade de Deus, poder e presença. É bom dar um passo mental de colocar nossas vidas nas mãos de Deus para a Sua vontade seja feita.

5. Caminhada em íntima união com Cristo. Ele habita dentro de cada um de nós.Viver na realidade essa união divina (Ef 3:16-19). É difícil imaginar, mas a realidade bíblica é que Deus não é só com nós, mas que através do ministério do Espírito Santo, Cristo habita em nós. Mais uma vez podemos fazer uma escolha consciente de acreditar ou aceitar isso como nossa realidade. Nós podemos aceitar a nossa parceria com o Cristo habita em nós. Tudo o que fazemos torna-se a cooperação com o Deus Santo humanos unida com o divino na vivência do cotidiano.


A Realidade da Santidade
Então, aqui estamos diante da realidade do que Deus quer fazer em nossas vidas.Romanos 6:22 diz assim: ". Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, você colhe o benefício leva à santidade, eo resultado é a vida eterna"

As promessas são reais. Deus nos faz santos. Ele diz-nos como seus próprios. E Ele vai produzir viver a santidade em nossas vidas como nós andamos com ele.

"Que o próprio Deus, o Deus da paz vos santifique e meio. Que todo o espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. O que vos chama é fiel e ele o fará "(1 Ts. 05:23, 24).

______________________
* Pseudônimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário